quarta-feira, maio 21, 2014

O almoço com todos!!!

Um dos objetivos de estar a aprender a reeducar a alimentação deve-se ao facto de estar a precisar de ganhar uns "quilos". Bem, de acordo com muitos profissionais de saúde, engordar de maneira saudável tem o que se lhe diga, e é tão difícil como emagrecer. Portanto tenho cumprido à "risca" as minhas refeições, alimentando-me de 2 ou três horas e fazendo exercício físico, pois é, quem quer engordar tem que malhar;)

O almoço, depois do pequeno-almoço, é uma das principais refeições, e é nesta refeição que eu vario mais e uso uma grande variedade de produtos. Numa alimentação saudável, mesmo para quem queira emagrecer, todos os grupos alimentares devem ser incluídos no almoço: Proteína, hidratos de carbono complexos, leguminosas, os legumes e a fruta. No meu caso, eu tenho de comer mais porções.

O post do meu almoço de hoje reflete isso. A ementa de hoje escolhida foi  frango dourado, acompanhado com arroz integral de espinafres, feijão preto, salada quente de couve-coração e cenoura e um sumo de beterraba, maça e gengibre.

Receita
Ingredientes:
Frango aos pedaços
Cebola
Alho
Tomate Fresco
Mel
Vinho branco
Pau de canela
Ervas Provence
Arroz integral
Espinafres congelados
Feijão preto
Couve-coração
Cenoura
Sementes de sésamo

Antes de mais, devemos limpar bem o frango, isto inclui tirar as peles todas. Cortar a cebola, o tomate e o alho e colocar no tacho e refogar com um pouco de água. Quando estiver pronto, colocar o frango e deixar apurar um bocado. De seguida colocar 100 ml de vinho branco ( isto para 2 pernas e duas coxas de frango) e água até tapar o frango. Adicionar 1 colher de sobremesa de mel e o pau de canela. Temperar com 1 colher de café de flor de sal e ervas provence. Deixar estufar até ficar dourado e com pouco molho.
Observação: o sabor da canela deve ser controlado a vosso gosto, quando virem que está bom para vocês, retirem o pau de canela, se não depois fica muito forte.

O arroz integral já postei na receita de ontem ( eu não fiz hoje o arroz, sobrou de ontem ao almoço;) ).

Para o feijão preto, num tacho refuguei o alho picado e o tomate fresco em água, até o tomate ficar desfeito. Adicionei o feijão preto e deixei cozer durante 5 a 10 minutos.

Para a salada, cortei 1 cenoura pequena em palitos e a couve-coração em rodelas e cozi, sem sal.

Depois foi só empratar. A salada quente foi temperada com sementes de sésamo.

Acompanhei como sempre com um sumo de 1/2 beterraba, 1 maça (sem casca) e gengibre. Foi colocar tudo na liquidificadora, coar e servir.
Frango dourado acompanhado com arroz integral de espinafres, feijão preto, salada quente de couve-coração e cenoura e sumo de beterraba, maça e gengibre.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...