quinta-feira, outubro 16, 2014

Dia Mundial da Alimentação

Boa tarde

Hoje não podia deixar de vi aqui dado que hoje celebra-se o Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro de 2014).


Este dia promove uma reflexão quer da alimentação a nível mundial quer sobre a fome que o planeta atravessa. 

O tema de este ano é "Alimentar o mundo, cuidar do planeta". 
Durante o dia de hoje, em vários pontos do País (e do mundo), estão marcadas conferências, palestras e atividades com intuito de falar sobre os desperdícios alimentares e inovações agroalimentares de modo a combater este problema atual. 
Só em Portugal, devem ser desperdiçados aproximadamente 1 milhão de toneladas de alimentos, começando com a alimentação de casa. Com tanta pobreza e fome no país até dá dó estes resultados. Se Portugal é assim, imaginem países maiores. 

Cá em casa não existem desperdícios. Tudo se transforma no dia a seguir, tem de ser ;) 
Aproveitar as sobras não é sinal de pobreza em casa, é sinal de uma boa reflexão e de bons hábitos (quer sociais quer alimentares). Isto porque ainda oiço muita gente a dizer que não come sobras ( naquele tom chique que nós conhecemos).

Como evitar desperdiçar comida:
  • Exemplo, no restaurante, se sabemos que comemos pouco escusamos de pedir a dose inteira por gula. Se por acaso não conseguir comer tudo, peça para levar para casa (não há vergonha disso);
  • Em casa, é sempre bom cozinhar a mais, mas limite-se. Cozinhe as quantidades necessárias e se for fazer a mais que seja por uma boa causa (para levar para o trabalho, entre outras);
  • Não cozinhe a mais alimentos que sabe que no dia seguinte não prestam se forem reaquecidos. Por exemplo a massa, batata e alguns legumes. Se tiver tempo cozinhe no próprio dia;
  • Compras: ah pois é, agora com as promoções que existem nos supermercado, muitos produtos que estão a baixo preço estão em fim-de-vida. Depois uma pessoa vai para utilizar e puff, manda para o lixo. Aconteceu-me com uma manteiga que eu comprei em promoção no pingo doce, não reparei no prazo da validade (ia acabar em 3 semanas). Iogurtes uma pessoa ainda aproveita para molhos ou bolos, queijo fresco ao dia de vencer o prazo já está azedo; 
  • Fruta e legumes: aqui vai uma grande parte da comida desperdiçada. Não compre quilos e quilos se sabe que não consegue dar vazão. Eu sei que às vezes os preços são apelativos, mas depois mandar para o lixo é que não. Outra coisa, não se esqueça do que tem no frigorífico;
  • Pão: se compra muito pão, congela. Se não faça torradas com ele (ótimo no chá) ou aproveite para fazer croutons;
  • Para quem gosta de fazer e comer compotas caseiras, o truque é colocar canela em cima, assim a compota dura mais tempo;
  • Conservas: importante, se usa leguminosas em lata, coloque sempre numa caixa hermética, não deixe no frigorífico na lata se não usa tudo. A probabilidade de no dia seguinte estar tudo estragado é elevada. A Melhor opção é mesmo congelar.
  • Carnes e peixes: não deixe muito tempo no congelador, podem ter surpresas. 
Enfim, existem milhares de dicas para combater o desperdício. 

Mas já que o blog é sobre alimentação saudável, vou falar também um pouco sobre o assunto. Já que estamos no dia mundial da alimentação vamos reforçar a ideia das vantagens de começar a adquirir hábitos saudáveis. Isto porque infelizmente a obesidade é uma epidemia mundial e temos um planeta onde as pessoas são mal alimentadas. 
Uma das coisas que devemos ter em atenção quando optamos por hábitos alimentares mais saudáveis, é 
  • conhecer minimamente aquilo que está a comer, informações nutricionais, entre outras. Ao invés de só olharem para aquela parte que diz Kcal, olhem mais para os ingredientes;
  • Não fazer dietas drásticas para quem quer a perda de peso. Importante é ter uma alimentação equilibrada de modo a garantir a ingestão dos nutrientes indispensáveis para o funcionamento e metabolismo do corpo humano;
  • Inventar e reinventar: sim, dêem asas à imaginação para não entrarem em monotonia, isso pode levar a ter desejos por alimentos menos nutritivos ;)
  • Ser feliz. Esta é parte mais importante. Sentir-se bem e perceber que o está a fazer é por uma boa causa, SAÚDE. Infelizmente as coisas não funcionam assim, as pessoas só pensam em ter o corpo perfeito e esquecem-se da sua saúde. Daí a importância de uma alimentação equilibrada, aliada com exercício físico e lazer. Terão espaço de cometer loucuras de vez em quando e continuarem bonitas à mesma hihi ;)
Agora vou deixar algumas dicas minhas, poderão ser valiosas:
  • Cozinhe e aprenda a cozinhar. Maravilha passar tempo na cozinha a preparar as coisas que mais gostas;
  • Prepare as suas refeições para levar para a escola ou para o trabalho. Assim garantimos "qualidade" e "confiança" do que estamos a comer; Comprem uma grande lancheira de modo a caberem pelo menos as 3 refeições que vão fazer fora (almoço e merendas). Invista na sua marmita. Eu tenho uma grande com tudo o que vou precisar comer naquele dia (iogurtes, cereais, fruta, frutos secos, chocolate preto, chás,,,,);
  • Tenha sempre consigo snacks práticos para dias mais ocupados (frutos secos, tortilhas, fruta, iogurtes, queijos brancos);
  • Comece a fazer produtos caseiros. Se tem tempo, dedique um dia na cozinha para preparar produtos caseiros (compotas, manteiga de frutos secos, iogurtes, bolachas, bolos, panquecas). Aqueles muffins nutritivos são um ótimo snack para a manhã ou à tarde em vez de ir buscar algo ao bar; 
  • Prepare o seu pão e cereais. Existem milhares de receitas saudáveis e nutritivas de pão, muelis/granolas. Se não tem tempo, aconselho as granolas da Doce Papoila
  • Opte por produtos de qualidade. Aproveite os produtos biológicos. apesar de caros, mas se fizer uma prospecção consegue encontrar coisas a bom preço. Felizmente temos marcas portuguesas no mercado com preços bastantes apelativos a longo prazo, como exemplo a Outros Montes. Use os produtos tradicionais caseiros. Invista algum tempo em pesquisar empresas que estejam a crescer neste ramos. 
  • Não ligue à industria enganosa. Existem milhares de produtos diet, light, 0%, s/ glúten e s/lactose que são venenos. Dê preferência aos produtos naturais e com menos ingredientes possíveis. 
  • Pratique qualquer atividade física, o importante é mexer-se. 
E já chega que o post já está super e hiper mega gigante!!!!
Beijinho****
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