segunda-feira, dezembro 22, 2014

2º Receita de Natal - Mousse de chocolate preto, sementes de chia e amêndoa (Assinatura Outros Montes)



Ho Ho Ho
Jingle bells, jingle bells

Jingle all the way

Oh, what fun it is to ride

In a one horse open sleigh


Boa tarde meus amores
Ai ai, o Natal está mesmo à porta, dá para imaginar? Ainda ontem foi verão e já estamos quase no final do Ano. De Setembro para cá o tempo passou a correr...infelizmente o tempo passa demasiado rápido para tudo que queremos fazer!!!

Mas o Natal é época de família, amigos, felicidade, carinho...o resto se houver, é por acréscimo.
Agora falando mais um pouco a sério, eu vou confessar uma coisa. Eu sou muito dedicada à minha alimentação. Como sabem, já devem ter visto em post anteriores, no Facebook e no Instagram, que eu gosto de vez a vez cometer algumas loucuras, sair da rotina, porque sinto-me bem ao fazê-lo. Eu sou fã de uma alimentação "clean" e equilibrada mas não sou de restrições nem obcecada por dietas malucas. Pois bem, este ano, em que dei uma reviravolta completa na minha alimentação, e tenho a dizer que tenho muito orgulho nisso, em ter percebido o que realmente funciona para mim e o que realmente fazia mal ao meu organismo, e não me vejo a voltar a comer como comia antes. 
Bem isto tudo para confessar que eu não dispenso o Natal por nada deste Mundo. É a única época do ano que consigo estar com quase toda a minha família junta. Adoro o convívio, a alegria e a felicidade do momento. Vou tentar fazer as melhores escolhas e claro que vou render-me aos doces de Natal ;) ;) Qual vai ser o segredo...moderação!!! Não vou abusar como em anos anteriores pois não consigo, o meu corpo habituou-se e ressente quando passo o equilíbrio. O exemplo que tive foi no almoço de Natal da Faculdade, provei alguns doces ( um pouco de cada) e como é óbvio fiquei mal disposta o resto do dia. Eu não vou querer ficar mal disposta no dia de Natal como é óbvio. Por isso quem sabe do que eu estou a falar sente o mesmo que eu, nós comemos mas sabemos qual o nosso limite, errado é se nestas alturas as pessoas não sabem controlar-se, se isso acontece algo está errado. 
Para ajudar os meus leitores nesta época, vou trazer uma receita que não vai faltar na minha mesa de Natal, é a sobremesa que mais gosto. E como linda e fantástica que sou esta receita vai sofrer algumas alterações que fazem a diferença. Assim poderá comer "sem culpa". 

A receita que trago é Mousse de chocolate preto com sementes de chia e amêndoa.

Receita
Ingredientes 
1 tablete de chocolate preto (mínimo 70%) 200 gr
4/5 claras de ovos (depende da consistência desejada)
Água q.b.
2 colheres de sobremesa de chia (Outros Montes)
Amêndoa picada q.b.

Hidratar a chia em água 20 minutos no frigorífico. 
Quando a chia tiver pronta, escorrer o excesso de água e colocar a chia hidratada na tigela onde vai fazer a mousse.
Bater as claras em castelo.
Derreter o chocolate em banho-maria ou juntar ao chocolate 2 colheres de sopa de água e ir mexendo até o chocolate derreter. Mal o chocolate esteja derretido, e sem deixar de bater, despeje para a taça e vá misturando a chia. 
Envolver as claras.
Adicionar amêndoa picada envolvendo com a mousse e decorar depois por cima. 

Eu fiz esta receita para o almoço da faculdade e gostaram. Não é a melhor mousse de chocolate, a que leva leite, açúcar, manteiga é sem dúvida muito saborosa, mas esta é muito saborosa e para quem quer comer uma sobremesa sem culpa tem aqui uma excelente opção.
Tenho algumas dicas, nem toda a gente gosta deste chocolate por causa de ser mais amargo. Para quem quiser fazer com o chocolate de culinária (mínimo 50%) pode fazer, mas não adicione açúcar que fica excelente à mesma (já experimentei). Para aqueles que gostam deste tipo de chocolate amargo, mas gostam da mousse um pouco mais docinha, adocem como quiserem (açúcar mascavado, stevia, açúcar de coco). Aqui fica a base da receita, agora vocês adaptem ao vosso gosto ;) ;)

Beijinhos Natalícios****




Mousse de chocolate preto com sementes de chia e amêndoa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...