quinta-feira, janeiro 15, 2015

Desafio "Hábitos Saudáveis das nossas bloggers portuguesas" I

Boa tarde queridos

Como estão? Espero que estejam bem ;)

Venho com um novo desafio, quero saber como vão os hábitos saudáveis das nossas bloggers portuguesas. Este desafio vai ao encontro de bloggers que tenham um blog cujo tema não seja sobre alimentação saudável e fitness. Assim, vamos ter uma ideia de fora da importância ou não de adoptarmos um estilo mais saudável. 
Hoje enviei o primeiro convite que foi aceite com grande satisfação. A 1º blogger a ser entrevistada é a Ana Patrícia Pereira do blog O Desemprego deu nisto. As perguntas são fáceis, acessíveis e são para ser respondidas com muita sinceridade e sem medos do que os outros vão pensar!!!

Entrevista:

1 - Ola Ana, blogger do O Desemprego deu nisto. Bem vindo à ronda  dos "Hábitos saudáveis das bloggers portuguesas". Ana, para começar, podes dar uma breve explicação no que consiste o teu blog?

"Bom antes demais...Obrigada pelo convite, sinto-me privilegiada por ver o meu blog reconhecido por ti  e é uma honra ser a primeira blogger  sujeita a este tipo de entrevistas. Ora..."O Desemprego deu nisto" surgiu quando acabei a licenciatura, e da necessidade de exteriorizar a minha revolta perante o país que temos, e de tudo o que me apetece opinar e comentar. Nem sempre sou bem entendida, mas acima de tudo, o blog sou eu. Ou se gosta  ou se odeia, mas posso dizer-te que tenho sido muito bem aceite no mundo da blogosfera". 

2 - Costumas tomar o pequeno-almoço  de manhã? Se sim, que tipo de alimentos procuras para te alegrar  o inicio do dia?

"Bom, confesso que muitas vezes acordo e sou muito preguiçosa para preparar algo para mim. Mas por norma, o meu pequeno-almoço  é feito  de torradas com um copo de leite com café  ou iogurte  magro ou chá". 

3 - O que preferes, papas de aveia, panquecas, leite /iogurte com cereais, pão com queijo e 1 galão e batidos para o pequeno-almoço?

"Já me quis iniciar no mundo dos batidos até porque queria  ganhar uns quilinhos mas a coisa ficou-se por uma única vez. Habitualmente, prefiro 1 galão para o pequeno-almoço mas sei que devia introduzir um bom suminho natural. Sinto-me logo outra quando isso acontece".  

4 - Quando vais ao supermercado, o que tens em conta na escolha de produtos?

"Normalmente, o mais importante para mim é a relação qualidade/preço. Cada vez mais fujo das ditas grandes marcas grandes e opto pelo mais barato e pelas marcas brancas, salvo uma excepção ou outra que tem mesmo de ser de marca". 

5 - Achas que escolher um estilo de vida saudável é uma questão de moda ou as pessoas estão a tomar consciência que um forte impacto  na saúde?

"Acho que há por aí gente  que vai atrás das modas e do que  os outros fazem. Contrariamente a isso, cada vez é mais visível que as pessoas ganham alguma consciência do bem que têm de fazer pela sua saúde até porque  cada vez mais surgem doenças em malta mais nova. Doenças daquelas que só aconteciam aos outros...aos ditos "velhos" mas que hoje em dia se revela que a alimentação  tem um forte impacto  para que isso aconteça". 

6 - Praticas algumas atividade física (não tem que ser só ginásio)? Sentes-te bem ao fazê-lo?

"Bom, com esta é que me agarraste. Confesso que só me começo a mexer quando os dias começam a ficar maiores e quando o frio começa a deixar de se fazer sentir. Nisso sou do mais preguiçosa que há. Em primeiro começo com as minhas caminhadas e sigo alguns planos de treino para introduzir a corrida, dado que desde o secundário (e já lá vão uns bons 8/9 anos) que não faço qualquer tipo de desporto. E bastante pena tenho. Muitas vezes, não vou à minha caminhada porque a falta de companhia também me causa alguma preguicite. Mas confesso que me sinto ótima ao fazê-lo e sinto que ajuda em muito a minha saúde, as minhas alergias, as minhas vias respiratórias e a minha resistência cardiovascular". 

7 - Achas que toda a gente deveria praticar exercício só no ginásio?

"Quem gosta, claro que sim. Eu própria gostava de frequentar um ginásio, caso tivesse posses monetárias porque quando lá andei noutros tempos, sentia-me bastante bem e era muito bem acompanhada. Porém, nada como desporto ao ar livre  e sem precisarmos de mostrar a X ou a Y quanto estamos a puxar ou que somos melhores. Política que se vê hoje em muitos ginásios.

8 - Na tua opinião, os creme anti-celulite são milagrosos? Ou apenas meio de fazer dinheiro?

"Penso que em parte  são uma fonte enganosa de fazer dinheiro. Não é por termos uma alimentação da treta, que metemos um cremezinho aqui e ali e a celulite desaparece. Não digo  que não existam  muito bons cremes e a preços acessíveis, mas para que se notem resultados, temos de aprender a fechar a boca a muita coisa". 

9 - Qual é o teu prato de comida  que não prescindes  por nada deste mundo?

"Apesar dos meus 50 kg à uns bons 10 anos (sim, roam-se de inveja, ahah) como que nem um pequeno animal...e se a comida for do meu agrado, então perco a cabeça e depois  ando 2 horas a rebolar de tanta satisfação. Posso-vos dizer que perco a cabeça com uma boa lasanha (a minha!), um bom caril de frango, uma boa massa de peixe ou caldeirada de enguias, arroz de tamboril...e com tudo o que sejam doces que envolvam chocolate"

10 - Qual a tua opinião sobre o uso de produtos mais biológicos, frescos  e cada vez menos processados?

"Penso que são uma aposta ganha. Ainda ontem reparava nuns ovos mexidos que fiz e na cor deslavada que têm comparados com os ovos caseiros que são tão amarelinhos. Penso que se todos fossemos analisar o que comemos e de onde surge a comida, já todos tínhamos ido desta para melhor por não querermos comer. Cada vez é mais importante o biológico, pena que custo associado não possa ser suportado  por todas as famílias portuguesas". 


11 - Se a alimentação é uma medida sugerida para uma saúde melhor, porque é que os produtos tendem a ser mais caros?

" Da mesma maneira que não se "descobre" a cura para muitas doenças porque senão as farmacêuticas deixam de encher os bolsos com o dinheiro dos medicamentos. É tudo uma grande treta". 

12 - Quais são os teus cuidados básicos de saúde?

"Ups...não tenho muitos, confesso. Recentemente, deixei de fumar---o que só me tem trazido benefícios---mas que muito me tem custado. De resto, sou vigiada por um alergologista anualmente e tento fazer sempre análises. Depois sigo o lema "se não queres encontrar, não procures".

13 - Costumas regularmente controlar os teus valores de Colesterol e glicémia?

"Controlo, como disse anteriormente, nas análises que faço anualmente. Fico surpreendida com a quantidade de porcarias que como, como os valores não são superiores. Só mostra que tenho um bom metabolismo eheh". 

14 - Tens em mente alguma resolução saudável para o ano 2015? Vais mudar algo que aches que estás a fazer mal na tua saúde?

"Para já, comecei 2015 a deixar de fumar. Muito me custou mas estou a levar a sério e já lá vão 11 longos dias sem nicotina. Sinto-me orgulhosa de mim mesma. De resto, como sou do mais esquisita que pode haver relativamente a alimentos, gostava de modificar o meu paladar e começar a introduzir alguns alimentos que tão bem me fazem, como saladas, fruta, etc..."

E aqui fica o resultado da minha primeira entrevista. A nossa querida Ana foi muito sincera nas respostas, gostei disso, não foi à procura daquilo que eu queria, respondeu à sua maneira. 
Gostei do facto de ter deixado de fumar, um ótimo começo. 
E vocês, o que acharam? 

Vou continuar a saga da procura de bloggers que queiram colaborar nesta iniciativa, mas se tiverem interessadas em ser entrevistadas pela Io Healthy Kitchen, não hesitem em contactar. 

Beijinhos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...