quinta-feira, janeiro 29, 2015

Desafio "Hábitos Saudáveis das nossas bloggers portuguesas" II

Boa tarde meus leitores lindos ;)

Hoje trago mais uma rubrica "Hábitos Saudáveis das nossas bloggers portuguesas". Este desafio conta com a opinião de bloggers portuguesas sobre o estilo de vida saudável, cujo temas dos seus blogs nada têm haver com alimentação saudável e fitness. 

Esta semana quem nos faz companhia é a Ana Cristina Silva, blogger do "Nerd Chic". Decidi coloca-la à prova com as minhas questões. Vou deixar aqui o testemunho dela: 

"Olá Ana, blogger do "Nerd Chic". Bem-vinda à ronda dos "Hábitos saudáveis das bloggers portuguesas". Ana, para começar, podes dar uma breve explicação no que consiste o teu blog?

Olá Ioana, obrigado pelo convite para participar na tua rúbrica "Hábitos saudáveis das bloggers portuguesas". Sinto-me muito feliz por ser a 2º pessoa a participar e por ser a 2º Ana eheh. Bom, no meu blog tento falar um pouco de beleza/saúde e maquilhagem/cosmética, mas o meu objetivo não é ser um blog que incentive o consumismo e a futilidade. Nada disso, o meu objetivo é mostrar que podemos cuidar de nós, gostar de nós como somos, conhecermo-nos melhor para sabermos como nos maquilhar, que produtos usar mas também partilhar as minhas dicas/receitas que todas podemos fazer em casa para determinado problema de beleza...

Qual a tua opinião sobre "Dieta vs. Educação Alimentar"?

Acho mais importante a educação alimentar. Se tivermos uma boa educação alimentar isso vai-se refletir nos nossos hábitos, nas nossas escolhas e por fim na nossa dieta. Se hoje tivermos uma boa educação alimentar, no futuro se nos disserem que é necessário retirar algo da nossa alimentação isso vai ser mais fácil, por exemplo, quantas são as pessoas que precisam de reduzir o sal e não o fazem?

Achas o pequeno-almoço a refeição mais importante do dia, ou todas têm a sua importância?

Todas as refeições têm a sua importância, mas sem dúvida que o pequeno-almoço é muito importante, uma vez que estamos muitas horas sem comer, ou seja, é a 1º refeição a seguir às horas de sono.

E tu, costumas tomar o pequeno-almoço de manhã? Se sim, que tipo de alimentos procuras para te alegrar o inicio do dia?

Bom, no que toca ao pequeno-almoço, é uma luta constante. Desde muito pequena que tenho dificuldade em tomar o pequeno-almoço completo. Então agora, mal acordo, tomo uma caneca de leite com achocolatado e depois passado meia-hora ou 1 hora com um pão e bebo um galão. 

Qual a tua opinião sobre o uso de produtos mais biológicos, frescos e cada vez menos processados?

Acho que esta pergunta, nem de propósito...quase todos os alimentos que consumo são biológicos. Os meus pais vivem numa aldeia, então os legumes, a carne de porco ou de frango e a fruta é tudo produzido/criado de forma natural, com poucos ou quase nenhuns químicos. o sabor é muito mais rico e a carga nutricional é diferente. Eu gosto e recomendo, só é pena ser algo caro para muitas pessoas. 

Exercício físico...praticas alguma atividade física (inclui tudo, não só ginásio)? Se sim, sentes-te bem ao fazê-lo?

Faço exercício em casa, isso mesmo, faço pesos em casa. Inicialmente eu ia ao ginásio, mas depois desisti por várias razões. Recomecei há pouco tempo a fazer o mesmo tipo de exercícios em casa, isto porque tinha algum material como pesos, barras...assim posso continuar a "malhae" mas poupo na carteira. 

Achas que escolher um estilo de vida saudável esta mesmo na moda ou as pessoas estão a tomar consciência que tem um forte impacto positivo na saúde? 

As duas coisas. Acho que muita gente vai atrás das modas. No entanto acho que cada vez é mais visível que as pessoas estejam a ganhar consciência que a alimentação é muito importante para o dia-a-dia mas também no combate de doenças.   

Balança vs. Espelho? Para ti o que é mais importante?

Eu perco peso facilmente e muitas vezes não preciso de me pesar ou ver ao espelho para sentir que emagreci. Não gostp de me pesar, mas entre a balança e o espelho, opto pelo espelho. Não por me achar a mulher mais bonita do mundo, mas sim para dizer a mim mesma "tu és capaz". 

Costumas regularmente controlar os teus valores de Colesterol e glicémia?

Devia controlar mais. Só faço análises anualmente e às vezes fico surpreendida com os valores, até que não são maus!

Qual é o prato de comida que não prescindes por nada deste mundo?

Eu gosto muito de sopa (sopas feitas como antigamente em panelas de ferro e a lume de lenha, ui ui). Mas também gosto muito de grelhados. Mas depois como típica portuguesa que sou adoro leitão da bairrada, chanfana, bacalhau de todas as maneiras e feitios, feijoada, sarrabulho, arroz de marisco...(ainda bem que comi antes de responder à entrevista, se não agora estava aqui de água na boca). 

Na tua opinião, quais são os erros relacionados com a alimentação, prática de exercício e estilo de vida saudável?

Na alimentação, acho que é um grande erro a compra de refeições que é só colocar no micro-ondas. Na prática de exercício, principalmente nos ginásios, acho que muitas pessoas vão apenas por ir, não estão concentradas e não fazem os exercícios de forma correta, o que é que acontece? Depois magoam-se...A nível de vida saudável, muitas pessoas querem ter uma vida mais saudável  e depois continuam a fuma como se não houvesse amanhã ou a ter o pico de alcoolemia todos os fins-de-semana...acho que isto não é ter um estilo de vida saudável. 

Quais são os teus cuidados básicos de saúde e bem-estar?

Eu acho que não tenho assim nenhum cuidado de saúde...talvez o não fuma e não beber bebidas alcoólicas de forma exagerada e beber muitos líquidos, chás, água e sumos naturais. 

Tens em mente alguma resolução saudável para o ano 2015? Vais mudar algo que aches que estás a fazer mal na tua saúde?

Bem...como no último ano perdi peso, este ano eu queria ganhar entre 7 a 10 kilos e ter uma alimentação mais equilibrada e saudável."

Esta foi a opinião da querida Ana Cristina. Vejo nela alguns pontos de mim, ela quer ganhar peso como eu e também é adepta de treinar em casa. Também prefiro o espelho à balança pois como tenho dificuldade em engordar a balança desanima enquanto que o espelho me torna mas forte e motivada. Fiquei com fome depois de ler os teus pratos favoritos (tem lá imensos que adoro). Gostei muito deste bocado. 
E vocês, o que acharam desta entrevista? Que acharam da blog do "Nerd Chic"? 

Já agora, se gostarem de um blog com dicas de beleza, maquilhagem, saúde e bem-estar dêm uma visita ao blog dela ou ao facebook ;)

Quem será a próxima blogger? Para quem quiser participar neste desafio  basta contactarem-me.
Beijinhos

Io Healthy Kitchen

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...