sexta-feira, fevereiro 13, 2015

Desafio "Hábitos Saudáveis das nossas bloggers portuguesas" III

Boa tarde meus queridos leitores

Como todas as semanas, cá trago a rubrica  "Hábitos Saudáveis das nossas bloggers portuguesas", parte III. Pois é, já vamos na 3º e a 4º já está a ser preparada.

A blogger desta semana foi uma querida em ter aceite o meu convite. A Xana, do blog "Uma Chávena de Charme" deixou ficar as suas palavras na entrevista que preparei. Fico cada vez mais entusiasmada em ler estas entrevistas ;) ;)

Vamos então colocar mãos à obra e escrever a tão esperada entrevista.

"Olá Xana, blogger do "Uma Chávena de Charme". Bem-vinda à ronda dos "Hábitos saudáveis das bloggers portuguesas". Xana, para começar, podes falar um pouco do teu blog? Em que consiste?"

Olá Ioana e antes de mais não podia deixar de te agradecer pelo convite para fazer parte desta tua iniciativa, muito obrigada, adoro a ideia. O meu blog é maioritariamente sobre moda, beleza e maquilhagem, mas também partilho muitas vezes sobre coisas mais random do quotidiano feminino e às vezes até sobre coisas mais pessoais.

"Achas o pequeno-almoço uma das refeições mais importantes do dia ou todas têm a sua importância?"

Eu adoro comer, por isso  não consigo  saltar  nenhuma refeição (faço no mínimo quatro por dia), daí achar que todas têm a sua importância. Acho que se tomar um pequeno-almoço fantástico mas depois estiver até as 17 horas sem comer mais nada acaba por ir dar ao mesmo  do que ter tomado um pequeno-almoço fraco. A meu ver o segredo é fazer todas as refeições de maneira equilibrada.

"E tu, costumas tomar o pequeno-almoço de manhã? Se sim, que tipo de alimentos  procuras para te alegrar o inicio do dia?"

Pois claro que tomo o pequeno-almoço de manhã. E se o tomar muito cedo, lá por essas 10:30, 11h tenho de fazer uma pausa para trincar  mais qualquer coisa! Confesso que não vario  muito no que toca ao pequeno-almoço. Habituei-me de tal maneira às minhas papas de aveia que mais nada me sabe tão bem. E como acho que até são saudáveis, prefiro comer sempre isso do que outra coisa pior. Faço sempre três colheres de sopa de aveia, um pouco de leite, uma banana passada e uma colher de sobremesa de mel. É uma delicia e sustenta-me durante bastante tempo.

"Começou a febre das dietas de "revista" e a procura de ginásios para a missão biquíni 2015. Preocupas-te com a tua saúde  e bem-estar  durante todo o ano ou sentes necessidade só de começar nesta altura?"

Eu engordo com bastante facilidade, por isso a minha preocupação com a saúde e a boa forma física acompanha-me o ano todo.

"Qual a tua opinião sobre "Dieta vs. Educação Alimentar"?"

Sou um bocado contra as dietas. Não sei se é porque não consigo fazê-las  (eheheh) ou se é mesmo porque são ridículas...Se fizer uma dieta durante 6 meses e perder 5kg, acho que é certinho que assim que deixe a dieta de lado esses 5kg vão aparecer em seis dias em vez dos 6 meses que levei a perdê-los! É por isso  que sou completamente a favor de uma educação alimentar e cada vez mais me interesso por essas temáticas.

"O uso de produtos mais biológicos, frescos e cada vez menos processados é importante na tua ida às compras?"

Tenho sorte de morar numa vivenda com quintal, pelo que, a maior parte dos legumes e frutas consumidos cá em casa vêm de lá. No entanto, se assim não fosse, temo que quando fosse ao supermercado não ia conseguir comprar sempre dos produtos mais biológicos dado os preços que são muito mais elevados do que os restantes.

"Exercício físico...praticas alguma atividade física (inclui tudo, não só ginásio)? Se sim, sentes-te bem ao fazê-lo)?"

Tem de ser, mesmo que este rabo prefira sofá a ginásio vou todas as semanas três vezes. E claro que me sinto bem, não só porque consigo controlar melhor o meu peso, mas também porque sinto que durmo melhor e sei que mesmo que não seja visível, a prática de exercício físico traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. 

"Ginásio vs. "treinar em casa/rua"? Tens algum favoritismo?

Já tentei treinar por iniciativa própria em casa, mas acontecia sempre o mesmo: arranjava sempre uma desculpa para não o fazer. Por isso tem de ser mesmo ginásio com uma mensalidade paga no inicio do mês, para eu saber que já paguei e que tenho mesmo de ir. Assim não falho!

"Achas que escolher um estilo de vida saudável está mesmo na moda ou as pessoas estão a toma consciência que tem um forte impacto na saúde?"

Gostava de responder a segunda, mas honestamente acho mesmo que é mais uma moda que pegou. As lojas de roupa já todas têm uma parte da coleção que é destinada à prática de exercício, há inúmeras aplicações para smartphones...a verdade é que o exercício vende...Eu faço ginásio já há cinco anos e de há um ano para cá vê-se bem as aulas mais lotadas, mas também se vê bem que é com raparigas demasiado arranjadas para uma simples aula de step...daí achar que realmente a moda é capaz de muita coisa. O que no fundo não é mau, o que interessa é que as pessoas pratiquem exercício...o que as motiva a isso, só a elas diz respeito.

"Médico? Costumas regularmente medir os teus parâmetros como o colesterol, glicémia, tensão arterial, entre outros?"

Sim, faço um check-up de dois em dois anos.

"Na tua opinião, o que te mais chateia quando ouves falar sobre dietas ou quando tu própria tens de fazer uma dieta com muita restrição alimentar?"

Como já respondi na pergunta 5, o que mais me chateia nas dietas é que até podemos conseguir levar tudo certinho durante o tempo que andamos a ser acompanhadas, mas depois, quando deixamos de o ser, voltamos a velhos hábitos e a dieta acaba por nunca ser 100% eficaz.

"És uma pessoa atenta às novas tendências no que toca a alimentação saudável e prática de atividade física?" 

Sim, sigo alguns canais no Youtube de fitness e gosto sempre de saber que movimentos e rotinas fazer para trabalhar  mais determinado músculo assim como saber as novidades gastronómicas que até parecem gulodices mas que no fundo são saudáveis!

"Qual é o prato de comida que não prescindes por nada deste mundo?"

A primeira coisa que me veio à cabeça foi o meu Kinder Bueno, eu sei que não é comida, mas não vivo sem! Assim comida comida, uma coisa que não prescindo talvez seja a minha carbonara!

"Quais são os teus cuidados básicos de saúde e bem-estar?"

Refeições a horas e no mínimo 8 horas de sono diárias, começa por aí. Depois os três dias semanais de treino no ginásio, ter tempo para dedicar apenas e exclusivamente a mim mesma e ir fazendo de tudo é o que tento levar a cabo para me sentir bem. 

"Tens em mente alguma resolução saudável para o ano 2015? Vais mudar algo que aches que estás a fazer mal na tua saúde?"

Eu gostava muito, mas muito de ser menos gulosa, mas parece que quanto mais penso nisso, mais gulosa fico, por isso, acho que o truque é não pensar muito sobre isso. Tirando esta pequena falha técnica da minha pessoa, acho que faço tudo mais ou menos bem e não preciso de alterar nada!


Sou muito sincera, gostei muito desta entrevista. A Xana é uma rapariga atenta às novas tendências, é muito equilibrada e não vive de paranóias. Viciada em papas de aveia (faz bem) tende a seguir um estilo saudável, pratica exercício físico e gosta de ter tempo para fazer de tudo um pouco. Concordo com ela relativamente aos produtos biológicos, frescos e menos processados, apesar de serem uma ótima opção são demasiado caros, haviam de pensar em baixar um pouco os preços para atingir mais pessoas. É contra dietas, e pensa muito bem. Deve-se levar um estilo alimentar saudável sempre e não só em períodos de tempo. 
Quando falaste no Kinder Bueno, fiquei com uma saudade. Não como por opção, prefiro o meu chocolate negro (acima dos 75% de cacau) mas se oferecessem-me comia com todo o gosto ;) 

Este desafio está a ser muito interessante pois nota-se que este tema está a chamar a atenção de muitas pessoas, mesmo que não mudem radicalmente, estão a começar a ter mais noção que "somos aquilo que comemos" por norma, claro. 

Um beijinho e até para a semana com uma nova entrevista!!!

Io Healthy Kitchen






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...