quarta-feira, março 25, 2015

Maneiras de usar a whey protein - Tópico II

Boa tarde meus queridos

Hoje trago o 2º tópico de maneiras de usar whey protein. Já estava a faltar um post destes, eu é que ando toda atarefada e não coloco as coisas a tempo.

Como escrevi no Tópico I, e para relembrar, eu uso a Whey Protein da Myprotein para conseguir alcançar os niveis de proteína diários que não consigo fazer só com a alimentação. Já provei alguns sabores, Chocolate suave, Mocha, Choc/Peanutsbutter e Baunilha Natural. A que mais gostei foi sem dúvida a de Mocha mas também gostei muito da de chocolate e baunilha. As próximas que vou experimentar (a minha encomenda deve estar para chegar) são a de Stracciatella e Cinnamon Danish. 

Para além desta gama de produtos da MyProtein aproveito para dizer que recomendo a manteiga de caju, a goma xantana, Instant Oats e Óleo de Coco. 

Falando propriamente do tópico em questão, hoje deixo mais umas ideias onde podem incorporar a whey protein. 

Calda de whey para a cobertura das panquecas

Já experimentei em algumas receitas de panquecas colocar uma calda quentinha para tornar as panquecas mais húmidas e mais doces. Para isso uso a whey protein. Para fazer basta usar 10 gr de whey protein a vosso gosto (gosto de usar a de chocolate) e água q.b. morna (verificar que a água não esteja demasiado quente para não provocar a desnaturação da proteína e criar grumos). Basta ir misturando a água até obter uma mistura mais ou menos cremosa e não muito líquida. No final é so regar as panquecas com este creme, como podem ver na imagem em baixo.

Panquecas com calda de whey protein (ambas de sabor chocolate suave)

Papas de maizena e whey/ papas de nestum e whey

Esta receita não é adequada a toda a gente, principalmente para quem esteja em fase de perda de peso. Para quem esteja a manter ou procura aumentar tem aqui um bom pós-treino (hidratos de rápida absorção+proteína). Tirei esta ideia da Rapariga Moderna
Para isso basta desfazer a farinha maizena e a whey em um pouco de água fria (as quantidades variam de pessoa para pessoa e eu uso 30 gr de maizena e 20 gr de whey). Depois é só colocar num tacho pequeno com 200 ml de água e ferver em lume brando até ganhar consistência. Podem ter que usar mais água. No final polvilhado com canela fica delicioso. Para quem quiser pode fazer com nestum de arroz ou nestum 5 cereais integrais. 

whey protein
Papas de maizena e whey protein (sabor choc/peanutsbutter)

Mousse de iogurte grego ligeiro, whey protein, banana e abacate com granola 

Esta receita é simples, maravilhosa e funciona como um ótimo pré-treino. Tirei esta ideia do Saudável como um pêro. Para fazer esta deliciosa receita basta colocar na liquidificadora 100 gr de iogurte grego ligeiro, 50 gr de abacate, 50 gr de banana e 10-15 gr de whey (com sabor) e bater tudo junto até obter uma mistura homogénea. Acompanhar este mousse com granola (de preferência caseira). 

grego ligeiro, whey, abacate e banana
Mousse de iogurte grego ligeiro, abacate, banana e whey (sabor mocha) com granola

Papas de aveia, chia e whey protein

Aqui temos mais uma solução de pré-treino. Nem toda a gente gosta desta combinação mas bem feito fica maravilhoso.
Juntando a whey às papas de aveia aumentamos o valor de proteína necessário para um bom desempenho no treino. Para fazer esta receita usei 50 gr de flocos de aveia grossos, 200 ml de água, 5 gr de sementes de chia e 15 gr de whey (com sabor). Colocar a aquecer a água, a casca de limão, o pau de canela e as sementes de chia. Quando tiver a ferver colocar os flocos de aveia e deixar cozinhar em lume brando até estarem cozidas e ainda com algum líquido. Deixar arrefecer um pouco e misturar muito bem a whey para não criar grumos. No final podem usar um toping à vossa escolha. 

Papas de aveia, chia e whey (sabor choc/peanutsbutter) com toping de banana e manteiga de amendoim

Claras batidas com whey e toping de banana

Para terminar deixo mais uma dica para um pós-treino. Basta baterem claras em castelo (80 ml). Depois de batidas adicionar a whey com sabor (15 gr) e a goma xantana (1 colher de café) e é opcional, só para melhorar a textura. Podem acompanhar com banana para aumentar a quantidade de HC's. 

Claras de ovo batidas em castelo com whey, goma xantana e banana
Ficam aqui umas boas dicas, dúvidas é só dizerem, tenho todo o gosto em ajudar. Acreditem, todas estas combinações são maravilhosas ;) ;)

Um beijinho

Io Healthy Kitchen 
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