quarta-feira, maio 13, 2015

Bulgur Primavera

Boa tarde

Espero que esteja tudo bem com vocês.
Desculpem a minha ausência em receitas mas para além de ter muito trabalho, não tenho feito "grandes" receitas, isto porque estou em adaptação ao novo plano. 
No artigo em que falo numa 2º mudança no Io Healthy Kitchen, estava numa fase de aumento de peso. O processo foi moroso e não foi de fácil adaptação. Não consegui ganhar o peso que queria mas consegui ganhar mais tonificação, mas os meus abs desapareceram devido ao ganho de volume abdominal do bulk (acontece por norma). Na próxima vez que entrar em bulk (em Setembro) vou ter de rever bem o plano alimentar dado que este custou-me imenso. 
Supostamente só ia entrar em "cut" em Junho mas decidi antecipar. Entre estas andanças todas também fiquei doente e tive que retirar certos alimentos de modo a perceber de onde vinha a inflamação. Por isso aproveitei e entrei em "cut" mais cedo. Nesta fase vou entrar em défice calórico em relação às calorias ingeridas anteriormente. Para preservar ao máximo a massa muscular que ganhei até agora vou aumentar a quantidade de proteína e como vou reduzir bem os hidratos de carbono vou aumentar o intake de gordura. 
Neste sentido as fontes em HC de momento vêm de fruta, batata-doce, arroz (esporadicamente), aveia (esporadicamente), amendoim, quinoa, bulgur. O aumento de proteína está a ser feito com o aumento da ingestão de ovos e queijos brancos. A suplementação em whey continua a mesma dose. A gordura vou aumentar com a ingestão de mais abacate do que o habitual, frutos secos, queijos, óleo de coco, azeite.

Bem, depois desta pequena explicação, deixo ficar um dos acompanhamentos que mais faço. O Bulgur, uma ótima opção para substituir a massa e o arroz. É um tipo de trigo integral, por isso tem o índice glicémico mais baixo e é mais rico em fibras, vitaminas e minerais. Ao contrário do que se sucede com o arroz e a massa, o bulgur tem um teor de proteína mais elevado. Para não comer batata-doce desde o pequeno-almoço até ao jantar, o bulgur entra aqui como meu amigo para aumentar a versatilidade dos pratos.

A receita que trago hoje é:

Bulgur Primavera

Receita
Ingredientes (para 2 doses):

100 gr de bulgur;
1 cebola pequena;
1 dente de alho;
1 courgete;
1 tomate fresco (ou congelado);
Salsa a gosto
Açafrão a gosto;
Sal q.b.
Azeite q.b. (usei da Mazal);

Picar bem fino a cebola, o alho e o tomate.
Cortar às rodelas finas a courgete.
Deixar refogar tudo com um fio de azeite. A courgete liberta sucos por isso podem colocar tudo ao mesmo tempo.
Depois da cebola estar bem macia e a courgete também, colocar o bulgur e deixar apurar durante segundo.
Colocar o dobro de água da medida do bulgur.
Temperar a gosto com a salsa, o açafrão e o sal. Devem colocar mesmo pouco sal pois o bulgur tem um sabor peculiar e fica mesmo bem com pouco sal.
Deixar cozer durante aproximadamente 10 minutos a lume baixo (até a água evaporar).
Serve de acompanhamento quer em pratos de peixe como de carne.

Mazal
Bulgur Primavera
A receita bulgur primavera vem do arroz primavera, um arroz de legumes com açafrão.
Espero que gostem.

Beijinhos,

Io Healthy Kitchen


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