sexta-feira, maio 08, 2015

Desafio "Hábitos saudáveis das nossas Bloggers Portuguesas" parte III

Boa tarde a todos

Preparados para um magnifico fim-de-semana de calor que nos reserva? Eu já estou em pulgas para carregar as minhas energias que andam um pouco em baixo.

Hoje trago a parte III do desafio lançado por mim às bloggers do nosso país, quero saber o que elas pensam sobre saúde, alimentação saudável e fitness.
A entrevistada desta vez foi a Cristiana Rodrigues, do blog Salto Alto. Gosto imenso do blog dela pois ela está a par sempre das novas tendências quer a nível de maquilhagem quer a nível de moda, mas podem encontrar muito e muito mais pois não é um blog de moda propriamente dito. 
Ela aceitou o meu convite (obrigado Cristiana) e respondeu a um conjunto de perguntas bem fáceis. 
A Cristiana é daquelas pessoas privilegiadas em que podem comer tudo e não engordam...mas que apesar disso tem muito cuidado com a sua alimentação e já se tornou adepta de uma alimentação mais saudável. Não é de fazer grandes restrições alimentares e gosta de particar exercício quando lhe sobra um tempinho. Curiosos para conhecer um pouco o Salto Alto


"Olá Cristiana Rodrigues, blogger do Salto Alto. Bem-vinda à ronda dos "Hábitos saudáveis das nossas bloggers Portuguesas". Cristiana, para começar, uma breve explicação do que podemos contar no teu blog?"
O meu blogé hoje uma parte de mim. É o blog de uma miúda com muitos sonhos, que estuda para ser Professora mas que adora moda, maquilhagem  e quer partilhar um pouco da sua vida com o mundo. O meu blog não é um blog de moda, é um blog onde falo de tudo um pouco. 

"Importância do pequeno-almoço. Costumas tomar o pequeno-almoço? Se sim, que tipo de alimentos escolhes para te alegrar o início do dia?"
Claro que sim! Não há dia em que não tome o pequeno-almoço. É a refeição mais importante do dia. Desde o inicio do ano que tenho tentado tomar pequenos-almoços mais saudáveis. Comecei a comer iogurtes naturais com flocos de aveia e linhaça. Também faço muitas vezes batidos com leite de soja e fruta da época, onde coloco também as sementes. 

"Qual a tua opinião sobre a retirar da nossa alimentação produtos com glúten e lactose? Achas que o facto de fazer mal aos doentes celíacos ou aos intolerantes virou desculpa para deixar estes alimentos?"
Sim, acho que virou um pouco desculpa. Porque é mais fácil dizer que faz mal, do que se tentar perceber quais os benefícios para nós que não somos celíacos ou intolerantes ao glúten e à lactose. 

"És adepta das dietas milagrosas de perda rápida de peso? Ou procuras um estilo a longo prazo?"
Sou completamente contra as dietas de perda rápida de peso. As pessoas acabam por perder peso muito rápido  e de forma relativamente rápida, mas nunca conseguem seguir essas dietas muito tempo e posteriormente acabam por ganhar mais peso que aquele que perderam. Eu gosto de ir comendo bem, fazer algum exercício e tentando manter a minha vida saudável dessa forma. 

"Achas que é possível manter a forma física sem a prática de exercício físico?"
Isso depende muito do metabolismo de cada pessoa. Posso dar o meu exemplo: não faço muito exercício físico, é verdade que já andei no ginásio onde treinava praticamente todos os dias, mas agora não. E nunca fui gorda. Aliás, todos me dizem desde sempre que sou magra. Posso comer de tudo, e nunca engordo (e que assim continue ehehe). É verdade  que agora ando a tentar ser mais saudável na minha alimentação, mas mesmo que coma normalmente sem restrições, não engordo. Sei que isso pode mudar, mas por agora é assim. 

"A obesidade infantil Está a aumentar em Portugal. Mas vemos cada vez mais adeptos  a adotar um estilo de vida saudável. Achas que o planeamento alimentar das crianças está a ser deixado como 2º plano devido a este aumento por parte do público mais adulto?"
Acho que os pais são um bocadinho negligentes na alimentação dos filhos. Muitos deixam os filhos comer tudo. Eu fiquei chocada quando vi a reportagem "Somos o que comemos", não tinha a noção que era assim. 

"Alimento bom vs mau ou alimento que engorda vs emagrece. Achas que é assim que funciona?"
Não, não concordo com essas afirmações. Todos os alimentos têm benefícios e malefícios e nós é que temos de encontra-los na medida certa para nós. 

"Gostas de praticar exercício físico? És adepta de ginásios ou desporto ao ar livre?"
Eu gostar, gosto. Só que não tenho o feito ultimamente. A faculdade, o blog, o namorado e a família fazem com que não tenha praticamente tempo. Eu sei, eu sei que não é desculpa, porque quando se quer muito consegue-se. Mas sou adepta de ambos. Gosto de ginásios para ir treinar sozinha e adoro treinar ao ar livre quando estou acompanhada. 

"A prática de uma boa alimentação (não dieta) influencia em quais aspetos da vida moderna?"
Na minha opinião influencia o nosso bem-estar mental, o factor de nos stressarmos menos. Eu sinto-me mais leve, com vontade de fazer coisas.

"Qual a tua opinião sobre Dieta vs Educação Alimentar?"
Acho que podemos transformar as duas em uma só. Com a ajuda de um nutricionista, é possível termos uma educação alimentar e ajustarmos  a mesma de forma a que consigamos realizar uma dieta ajustada a nós.

"Costumas regularmente fazer um check-up a nível de exames para ver se tens o organismo a funcionar bem?"
Peco um bocadinho por aí. Se fizer uma vez por ano é muito e sei que deveria fazê-lo com mais regularidade.

"Quais são os teus cuidados básicos de saúde e bem-estar?"
Não tenho muitos cuidados. Como já referi tento ter uma alimentação saudável e fazer algum exercício físico. Algo fundamental é beber muita água. 

"Agora está na moda em falar-se do "cheat-day" ou "cheat-meal". Qual é o prato(s) de comida que escolhes quando decides sair da dieta?"
Como não tenho uma dieta muito regrada normalmente  não faço muitas privações quando como fora. E não tenho nenhum dia de asneira eheh!!!

"Tens em mente alguma resolução saudável para o ano 2015? Vais mudar algo que aches que estás a fazer mal à tua saúde?"
2015 já vai praticamente a meio, mas desde que o ano começou que eu também comecei a comer melhores pequenos-almoço, a comer menos fritos, a beber muita água, sumos detox. E passa por aí"


Como podemos ver a Cristiana parece-me uma pessoa determinada. Ela não é de passar fome e mesmo assim tem os seus cuidados de modo a ter uma alimentação saudável. Concordo com a maioria das coisas que ela diz, no entanto, depois deste longo caminho que percorro sei que o pequeno-almoço não é a principal refeição, todas as refeições que fazemos são as principais e cada uma tem o seu valor...o que interessa é a maneira como construímos as refeições, os alimentos que escolhemos, as combinações certas. Mas claro, nunca se deve saltar refeições e o pequeno-almoço é uma delas já que estivemos muitas horas em jejum. De resto, gostei, nota-se que não vai por modas e segue o seu ideal pois sente-se bem assim, e assim deve ser!!!
Muito obrigado Cristiana.

E claro que podem dar uma vista de olhos no blog dela, pois vai adorar. Deixo o link do blog e do facebook

E tu, queres ser a próxima blogger a ser entrevistada? 

Bom fim-de-semana a todos, e não se esqueçam de me acompanhar pelo Facebook e Instagram, aqui têm o meu dia-a-dia atualizado. 

Beijinhos,

Io Healthy Kitchen 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...