quinta-feira, junho 18, 2015

"Pão" de aveia, cenoura, maça e goji

Boa tarde meus amores ;)

Para quem viu ontem o meu facebook, reparou que no pequeno-almoço tinha comido um "pão". Adaptei de uma receita que era para um bolo (Dias da Mafalda) e fiz umas adaptações para virar "pão".

Fica ótimo para comer ao pequeno-almoço com queijo fresco, queijo fatiado, compota, mel...e torrado ainda fica melhor. 
Os meus pequenos-almoços não têm sido muito variados (tenho andado virada para ovos, fruta, batata-doce e por vezes lá volto às papas de aveia), isto porque estou em "cut" por ter estado desde Setembro a aumentar de peso. Como estou em défice calórico onde noto mais diferença é nos hidratos de carbono, é muito fácil atingir o valor diário. Para não comer batata-doce o dia todo porque às vezes quero incluir a batata-doce também nas refeições, decidi fazer o meu próprio pão, já que o de pastelaria não tenho controlo de como é feito e o que leva. 

E a experiência até correu bem, tenho alguns retoques a dar mas mesmo assim vou deixar a receita e digo o que podem mudar.

"Pão" de aveia, cenoura, maça e goji

Receitas
Ingredientes:

175gr de farinha de aveia (usei os instant oats da MyProtein). Na próxima usarei de espelta pois penso que o sabor é melhor.
2 cenouras (equivalente a 200 gr)
1 maça (equivalente a 100 gr)
50 gr de bagas de goji (usei da Outros Montes)
100 gr de claras (usei de ovos caseiros, pois tenho sorte de ter uma amiga "pasteleira")
2 ovos (usei caseiros)
50 gr de óleo de coco (usei da Myprotein)
Canela a gosto
Pimenta preta q.b.
Sal q.b (opcional, eu usei 3 a 4 pedras do sal natural marinho natural)
Oregãos a gosto
1 colher de chá de fermento

Ralar as cenouras e a maça. 
Juntar à mistura os ovos e as claras. Misture bem.
De seguida adicione o óleo de coco, previamente derretido.
Numa bacia à parte, misturar bem a farinha, a canela e o fermento. Misturar à mistura anterior.
Temperar então com os oregãos, o sal e a pimenta. Vá provando para ver se está a seu gosto.
Depois de pronto, colocar numa forma de bolo Inglês, de preferência de silicone. Usei a minha da Tupperware
A esta receita podem adicionar outros ingredientes para enriquecer o vosso "pão" tal como sementes e frutos secos. 
Ir ao forno a 180ºC até o palito sair seco (não contabilizei o tempo do forno).

E já está ;) É um "pão" mais enriquecido que o normal pois leva o óleo do coco (gordura saudável) e as bagas de goji e não recorri ao uso da farinha de trigo normal.

Informação Nutricional (100gr, e valores aproximados):

Kcal: 168
Proteína: 6 gr
Hidratos de carbono: 22 gr
dos quais açúcar: 3 gr
Fibras: 3 gr
Lípidos: 10 gr
dos quais saturados: 3 gr
dos quais monoinsaturados: 1 gr
dos quais polinsaturados: 1 gr

Produtos usados:


Bagas de Goji Outros Montes, óleo de coco e instant oats MyProtein

Algumas fotos do pão:



Pão de aveia

"Pão" de aveia, cenoura, maça e goji
Um beijinho para todos ****

Io Healthy Kitchen 


Facebook                        Instagram
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...