sábado, outubro 31, 2015

Breakfast com Io Healthy Kitchen III - Papas de aveia, chia e whey

Boa tarde ;)

Hum hoje com um cheirinho especial a sexta-feira!!!

Continuando com as rubricas dos pequenos-almoços, deixo mais uma sugestão para a vossa manhã. 
Já agora, porquê o pequeno-almoço? Apesar da generalidade todos dizerem que o pequeno-almoço é a principal refeição do dia, eu acho que todas as refeições são importantes, todos os alimentos que podemos inserir em cada refeição, as combinações, as doses isso sim torna a refeição importante. Mas eu amo fazer os pequenos-almoços pois é a refeição semanal que faço com mais calma...adoro acordar de manhã e ir direta para a cozinha e colocar as mãos na massa. Para além de arrebitar o sono torna o meu dia ainda mais especial. E depois partilhar com vocês ainda torna mais desafiante...escrevo isto com muita emoção pois amo fazer isto, e quando amamos mesmo de VERDADE aquilo que fazemos não tem preço e não custa nada (lágrima no canto do olho hihi).

Por isso hoje deixo a dica do meu pequeno-almoço favorito: papas de aveia. Seja no verão ou no inverno sabem sempre bem. São nutritivas e práticas e combinam com inúmeros ingredientes. Esta receita é um pouco diferente das anteriores aqui postadas no blog pois vão ao encontro das minhas necessidades de momento. 

Papas de aveia, café, sementes de chia e whey protein

Ingredientes (para 1 pessoa e depende dos objetivos pessoais)
40 gr de flocos de aveia grossos e integrais;
Água;
1 colher de café de café (podem fazer com cacau cru em pó 100% que fica igualmente bem);
5 gr de sementes de chia (Outros Montes);
30 gr de whey protein (uso o sabor Straciatella da Myprotein);

Eu faço uma pré-preparação das papas de aveia. Costumo deixar de molho durante a noite se for para fazer de manhã ou se são para a tarde preparo de manhã.
Coloco tudo num frasco e junto água (a olho até cobrir a aveia, aproximadamente 100 ml). Depois agito muito até ficar uma mistura homogénea. 
Em casa preparo no fogão. É só deixar cozer um pouco até obter uma mistura cremosa (por isso não podem encharcar de água na preparação). Quando levo para o trabalho e como de tarde preparo no microondas, 1 a 2 minutos, na potência média e sempre a vigiar para não secar. A chia hidratada dá às papas uma textura maravilhosa. Podem fazer sem a whey, só uso para aumentar o intake proteico, podem usar leite ou claras de ovo. O café ou cacau é para tornar o sabor mais maravilhoso. 

Os topings ficam à vossa escolha: fruta, chocolate negro acima dos 75%, manteiga de frutos secos, manteiga de amendoim, mel...
Para beber façam uma infusão para ajudar a digestão (menta, rooibos, cidreira). 

sementes de chia

Papas de aveia, café, sementes de chia e whey straciatella com toping de romã


papas de aveia e chia
Papas de aveia, café, chia e whey straciatella com banana e chocolate preto 80%

Deixo os vídeos que fiz para o Youtube para ajudar um pouco:

Parte 1:

Parte 2: 


E agora desfrutem do fim-de-semana que eu vou fazer o mesmo, este com um toque especial (com os meus papis). Sejam felizes e saudáveis...sejam vocês próprios!!!

Beijinhos enormes,
Io Healthy Kitchen

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