sexta-feira, outubro 09, 2015

Lasanha de frango em base de courgete

Boa tarde queridos ;)

Espero que tenham tido uma ótima semana. Não sou de me queixar muito mas confesso que estou mesmo a precisar do fim-de-semana.
Muitas coisas mudaram, estou com imensas coisas ao mesmo tempo e claro reflete-se no final de semana. Apesar de gostar que seja assim ainda estou a adaptar-me.

Bem, nós sabemos, que no fim-de-semana gostamos de "boicotar" o nosso plano alimentar. O nosso corpo pede e a nível de metabolismo faz bem fazermos uma refeição livre durante a semana (não tem que ser necessariamente no fim-de-semana). Desde que eu comecei a reeducar a alimentação que comecei a sentir-me mal depois de comer algo que fosse diferente do que comia nos outros dias (inchaço, dores de barriga, mau-estar) porque o corpo muda e reage a mudanças bruscas. Por isso devemos escolher as melhores opções dentro de um leque de refeições "fora" da nossa zona de conforto. Eu sou mais sensível pois tenho algumas intolerâncias alimentares. 

Por esta razão trago uma receita para estes dias, porque não fazer uma refeição livre em vez de ir ao fast-food? Foi o que aconteceu um destes fins-de-semana. Tive visitas e com a ajuda da minha amiga fizemos esta maravilhosa receita (é mesmo boa).

Lasanha de frango com base de courgete

Receita
Ingredientes (para 4 pessoas):
3 peitos de frango (grandes);
1/2 embalagem de cogumelos frescos;
2 courgetes médias;
2 tomates frescos maduros;
1 cebola grande;
1 cenoura grande;
2 dentes de alho;
400 ml de leite sem lactose (podem usar leite normal);
Azeite (Mazal);
Sal q.b.
Ervas Provance;
Pimenta preta;
Vinho branco;
25 gr de farinha de espelta (podem usar a de arroz ou então a de trigo branca).
Queijo da ilha ralado.

Preparar o recheio da lasanha:
Picar o peito de frango (podem pedir no talho mas eu prefiro picar em casa com o robot).
Picar para a wok a cebola e o alho. Refogar com um fio de azeite (não deixar queimar o alho) em lume brando.
Ralar a cenoura e colocar junto ao refogado;
Limpar os cogumelos com um pincel (não lavar se não o refogado fica encharcado de água), picar e colocar no refogado;
Juntar a carne e o vinho (colocamos a olho) e deixar cozinhar um pouco;
Temperar a gosto com sal e ervas provance. 

Preparar a base da lasanha:
Cortar em fatias finas a courgete.

Preparar o molho:
Num tacho colocar o leite, 2 colheres de sopa de azeite, 25 gr de farinha de espelta, uma pitada de sal e de pimenta preta. Levar ao lume brando até ferver até obter um creme. Eu usei azeite mas quem preferir use manteiga. 

Depois o método é igual ao da lasanha normal. Colocar uma base de courgete, carne e por cima o molho e assim sucessivamente. No final é só colocar o queijo da ilha ralado e levar ao forno durante 40 min a 150ºC (ou até perder a água que a courgete vai libertar). 

Aqui umas fotos que consegui tirar:


Lasanha de frango com base de courgete

Opa ficou maravilhosa como disse em cima...espero que tenha despertado o vosso apetite para o jantar ;)

Beijinhos,

Io Healthy Kitchen
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...